Associação de Desenvolvimento do Dão

Login
Home » ADD » Apresentação
A+ R A-

Apresentação

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A ADD - Associação de Desenvolvimento do Dão, é uma Associação de Direito Privado Sem Fins Lucrativos, de Utilidade Pública, constituída por Escritura Pública a 7 de Abril de 1994.

A Zona de Intervenção é constituída pelos concelhos de Aguiar da Beira, Mangualde, Nelas, Penalva do Castelo e Sátão. Estes concelhos pertencem à NUT III – Dão Lafões, situados nos Distritos de Viseu e Guarda, ocupando uma área de 886,6 Km2, com uma população residente de 64.262 habitantes, distribuída por 65 Freguesias.

A ADD surgiu de uma visão estratégica conjunta para o território, entre Autarcas, Técnicos e entidades Privadas, visando a implementação de um plano de desenvolvimento local, de forma a colmatar um conjunto de estrangulamentos locais e inerentes à desertificação dos meios rurais; fraca dinamização socioeconómica, desemprego, êxodo dos mais jovens e com mais habilitações, diminuição da importância e abandono da actividade do sector agrário, descaracterização/desvalorização dos usos e costumes tradicionais.

Assim, e tendo em conta a necessidade de garantir a sustentabilidade e competitividade do território, entendeu-se que a realização de um conjunto alargado de acções contribuiriam para a concretização do seu objectivo último – Melhoria da Qualidade de Vida e Fixação da População.

Para a concretização desse objectivo apoiaram-se, através de financiamentos comunitários e nacionais, iniciativas e investimentos de carácter produtivo, no âmbito da agricultura, indústria, comércio, serviços, turismo, preservação e gestão dos recursos naturais, bem como, de carácter não produtivo no âmbito do património natural, arquitectónico, arqueológico, cultural e da valorização dos recursos humanos.

Destaques

Prev Next

Projeto Craft Turismo Criativo

O projeto Craft Turismo Criativo visa a preservação, valorização e promoção dos recursos relacionados com património cultural artesanal e imaterial dos municípios de Agui...

Ler mais

CRAFT TURISMO CRIATIVO

Questionário para Artesãos (profissionais e amadores)

Ver Questionário ...

Ler mais

Estudo sobre instrumentos de avaliação do DLBC Rural

A Associação de Desenvolvimento do Dão (ADD) encontra-se a desenvolver um estudo sobre instrumentos de avaliação do DLBC Rural e visão estratégica para o futuro, que cont...

Ler mais

Inquérito

Qual o melhor produto da Região do Dão

Login